top of page
  • Foto do escritorSylvia Cristina Sini

RH - Foco nos Resultados

Atualizado: 25 de out. de 2019


Introdução

Qual é um dos grandes desafios do setor de RH?


TER TEMPO


Ter tempo para organizar e desenvolver as atividades e atuar de forma estratégica dentro da Organização.


Os profissionais estão preparados para agir desta forma?


E a empresa, como vem se preparando para essa forma de atuar do RH? Consegue entender a importância deste setor?


Neste artigo vamos abordar como a Gestão de Pessoas reflete de forma positiva e negativa no gerenciamento da Organização e, como esses resultados podem prejudicar o desenvolvimento da “engrenagem humana” que compõe a empresa.


Nosso Desafio


E esse é o Calcanhar de Aquiles do RH e da Organização, pois o RH tem a necessidade de se tornar um departamento estratégico para que consiga proporcionar resultados positivos retendo talentos, diminuindo custos oriundos da rotatividade, criar programas que possam desenvolver as Lideranças e Colaboradores para que a Organização consiga alcançar a produtividade desejada com qualidade e competitividade, além de realizar processos seletivos assertivos e alinhados com a Política, Filosofia e Objetivos da Organização.


Além do mais, apresentar resultados positivos através de indicadores que apontam a eficiência do setor e, provar para toda a empresa e para os diretores da organização o valor do RH.


Importância da Gestão Comportamental


Gerir pessoas é uma ferramenta de extrema importância. É através dela que você conseguirá levar a Estratégia para o seu RH pois, é responsável pela otimização do tempo e garante que os processos sejam assertivos e bem realizados.


Mas, como utilizá-la e aplicá-la de forma efetiva em seu departamento?


Estamos acostumados a ver RH subjetivos, que atuam de forma mecânica, onde não conseguem analisar números para definir quais as ações, definir os indicadores do setor e apresentar os resultados.


Essa subjetividade causa consequências que percebemos em diversos RH. Processos errados, falta de motivação, perfil inadequado e, consequentemente, um setor que é visto como “gerador de custos”.


É possível mensurar Gestão de Pessoas?


Sim, é plenamente possível.


Você, com certeza, já ouviu falar de People Analytics.


O People Analytics é uma realidade cada vez mais presente nas empresas, se tornando uma tendência mundial. Os dados mensurados são utilizados e aplicados pela estratégia de Gestão Comportamental propiciando o conhecimento do perfil comportamental de seus colaboradores, as tendências comportamentais, as competências que estão mais desenvolvidas e as que precisam ser trabalhadas através de programas de treinamento, desenvolvendo um gerenciamento de pessoas baseado em dados.


Mas, como chegar a esses dados?


Deve-se avaliar vários aspectos. Dentre tantos podemos citar:


  • Teste de Perfil Comportamental

  • Mapeamento Comportamental

  • Otimização de Processos de RH

  • Relatórios

  • Mensuração e Avaliação dos resultados, etc.

Sistema de Gestão de Pessoas


Esta ferramenta para RH deve ser desenvolvida com foco na gestão de pessoas que entende a importância dos colaboradores para o sucesso das empresas. Nesse caso, os dados são essenciais para que as ações sejam realizadas de forma assertiva e de acordo com os objetivos e metas da empresa.


Para desenvolver esse tipo de gerenciamento dos colaboradores, os departamentos de RH precisam encarar de frente uma série de desafios.


Vamos listar 8 desafios mais encontrados no RH mas, com certeza, você poderá identificar outros desafios que possam dificultar a implantação desta ferramenta.


1 – Desestruturação do RH


Observamos que os profissionais de RH denotam dificuldades em estruturar o departamento. Apesar de toda evolução ocorrida durante os últimos anos, ainda nos deparamos com este departamento associado ao Departamento Pessoal.


Essa associação traz um acúmulo de tarefas e deixa as ações e planejamentos em segundo plano, denotando um setor que “apenas” cumpri a legislação trabalhista.


Assim, os resultados da gestão de pessoas deixam a desejar. A falta de um planejamento cuidadoso das ações gera equipes que não estão devidamente capacitadas, líderes não desenvolvidos, alta rotatividade, o acúmulo de processos seletivos a fazer… uma verdadeira bola de neve!


Como devemos estruturar e preparar este departamento para receber a Visão Estratégica do Negócio.


Sistematizar as atividades e as informações do departamento. Colher e organizar as informações dos colaboradores e demais dados importantes para o setor em um mesmo lugar para que você consiga ter uma visão organizada do todo e gerenciar as tarefas de forma eficiente.


2 - As informações sobre os colaboradores estão espalhadas em outros setores


Um outro grande desafio do RH é concentrar todas as informações dos colaboradores da empresa em uma mesma plataforma/arquivo/setor. Isso irá auxiliar no desenvolvimento das ações de gestão de pessoas. As ações tomadas poderão ser mais assertivas e os resultados serão alcançados positivamente.


Analise bem os processos e os procedimentos pois, essa falta de organização das informações gera uma burocracia enorme e atrasa todos os processos.


3 – O processo de recrutamento e seleção é muito longo e esgotante


Uma pesquisa realizada em 2017 apontou que o Brasil é um dos países que mais demora para fechar uma contratação de pessoal. Em média, levamos 39,6 dias.


Essa demora causa um processo extremamente desgastante que gera muitos atritos e acaba culminando com a contratação do profissional não adequado ao perfil desejado pela empresa, gerando despesas, perdas de possíveis talentos por desistência e, diretamente para a rotina diária da empresa, perda de produtividade com a falta do colaborador que precisa ser contratado. E em grande parte das vezes esses processos acabam nem sendo assertivos o suficiente!


4 – As pesquisas e avaliações de desempenho não geram resultados


Desenvolva ações de Avaliação de Desempenho de seus colaboradores. Essas ações são desenvolvidas, mas, em alguns casos, os resultados não são utilizados para o planejamento de ações que podem melhorar o cenário da organização. Isso acontece porque essas informações não são sistematizadas de forma organizada e acabam sendo perdidas.


Mais do que ninguém, você conhece os esforços que as avaliações e as pesquisas envolvem para serem simplesmente deixadas de lado, não é mesmo?


Por isso, é fundamental que você conte com um sistema de gestão de pessoas que te ajude a não apenas armazenar e organizar essas informações, mas a gerar relatórios. Eles te orientarão para o planejamento e desenvolvimento de ações efetivas e que realmente geram resultados.


5 – A produtividade dos colaboradores está baixa


Se você está enfrentando problemas com a produtividade e os demais desafios que ainda vamos apontar, a Gestão Comportamental é fundamental para a sua empresa.


Basicamente, trata-se do uso das informações sobre o perfil comportamental dos colaboradores para que você possa desenvolver uma gestão de pessoas objetiva e focada no desenvolvimento de equipes de alta performance.


Você pode utilizar testes altamente confiáveis, disponíveis em várias consultorias e empresas especializadas nesta atividade para conhecer os comportamentos e as competências de cada colaborador, você pode atuar em conjunto com as lideranças para desenvolver treinamentos efetivos, uma comunicação que gera interesse e compreensão por parte das equipes e adequar o profissional certo para a função certa.


Esse é o caminho para que a sua gestão de pessoas apresente resultados em termos de performance! E você pode até mesmo tirar prova disso, medindo os indicadores de produtividade antes e depois de aplicar a gestão comportamental. Os resultados com certeza vão surpreender não somente a sua equipe de RH, mas a empresa como um todo!


6 – A rotatividade está alta


Uma alta taxa de rotatividade gera muitas despesas para a empresa. São gastos com encargos trabalhistas relacionadas à demissão, processo seletivo, tempo de treinamento do novo colaborador e muito mais.


O que nós podemos te assegurar é que a maior parte da rotatividade é causada por contratações erradas. E, assim como falamos no tópico anterior, isso pode ser muito bem trabalhado através da Gestão Comportamental.


Sabendo qual é o perfil comportamental ideal para ocupar os cargos na empresa, você pode fazer o mapeamento dos candidatos e selecionar aqueles que mais se adequam à cultura organizacional e ao que a sua empresa precisa.


Além disso, fica muito mais simples desenvolver ações de retenção de talentos se você os conhece profundamente. Além de posicionar os colaboradores em funções que eles se sentem motivados, você pode planejar programas de desenvolvimento e ações que vão engajá-los verdadeiramente.


7 – As lideranças precisam ser desenvolvidas


Desenvolvimento de lideranças sempre deixa os profissionais de RH muito preocupados. Conhecendo as competências dos líderes da sua empresa e o que cada um precisa desenvolver para atender às necessidades da organização, você cria um plano de desenvolvimento claro e objetivo.


O desenvolvimento de lideranças envolve o gasto de tempo e dinheiro. Por isso, é fundamental que você faça isso de forma assertiva! Através da análise de perfil comportamental, é possível focar naquilo que cada um precisa trabalhar e criar programas eficientes baseados em dados de comportamento e competências.


8 – Os treinamentos não geram resultados


Por último, agora vamos falar sobre os treinamentos dos colaboradores. Você acha que, apesar do investimento, os profissionais em sua empresa não estão gerando os resultados esperados através dos treinamentos que você aplica?


Você também irá utilizar a Gestão Comportamental para avaliar a eficiência e a eficácia de seus treinamentos, traçando ações e programas que busquem o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e a inserção de novas ideias, tecnologias que, aliadas ao desenvolvimento humano, trarão à Empresa resultados competitivos e desafios a serem superados.


Desenvolva Treinamentos que alcance as equipes como um todo e registre as informações pertinentes de cada colaborador. Faça um acompanhamento periódico e tome ações que visem aperfeiçoar os processos.


Faça sempre um acompanhamento preventivo. Não deixe que os aspectos negativos se perpetuem e acabe com os resultados até então obtidos.


Você quer saber mais sobre o Planejamento Estratégico? Adquira já no site o EBOOK - Planejamento Estratégico - Valorizando o RH e receba gratuitamente um Presente Surpresa.

Espero que vocês tenham gostado do nosso artigo. Deixe seus comentários pois, para nós sua opinião é muito importante.


Ahhhh, já ia me esquecendo.


Você acaba de ganhar uma Avaliação de Perfil Profissional Comportamental On Line.


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page